Mobilidade das grandes cidades brasileiras

Dilma anuncia investimento de R$ 30 bilhões em obras de transporte urbano
A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (17) investimento de R$ 30 bilhões, pelo governo federal, em obras de mobilidade urbana. Segundo ela, o pacote vai incluir a construção de metrôs, corredores exclusivos para ônibus e veículos leves sobre trilhos (VLT).

"A população passa boa parte de seu tempo se deslocando entre a casa, o trabalho, a escola e outras atividades. Por isso, garantir um transporte público de qualidade, rápido, moderno, seguro e com preços acessíveis significa melhorar a vida de todas as pessoas", disse.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que nas cidades brasileiras onde já há serviços de metrô, o transporte é reconhecido como rápido, moderno, com qualidade e conforto por diversas classes sociais.

O deputado João Paulo Lima (PT-PE) elogiou a iniciativa e afirmou que as obras beneficiarão o Brasil por um período muito além dos grandes eventos esportivos que o País sediará.

"É muito importante o anúncio da presidenta Dilma, continuando a obra do ex-presidente Lula, na perspectiva de promover um grande avanço na qualidade de vida da população das grandes cidades brasileiras. O investimento no transporte coletivo é fundamental para garantir a mobilidade urbana das nossas principais cidades e os benefícios desse investimento serão sentidos por um período que vai muito além da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, pois tais obras estão inseridas num projeto maior, de nação, de desenvolvimento sustentável de longo prazo ", declarou João Paulo Lima, que foi um dos principais articuladores da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), aprovada no Senado em setembro e a espera de sanção por parte da presidenta Dilma Rousseff.

Cidades - No programa de rádio, a presidenta informou que em Curitiba (PR) o metrô será responsável pelo transporte de cerca de 300 mil pessoas todos os dias.

Já em Belo Horizonte (MG), de acordo com a presidenta, a ideia é construir 11 terminais de integração de ônibus. A obra deve incluir sete municípios da região metropolitana. Em Porto Alegre (RS), serão oito corredores. Outra opção de transporte público são os trens urbanos, com previsão de construção em São Leopoldo e Novo Hamburgo, ambos no Rio Grande do Sul, e em outras 21 cidades.

"Cada vez mais brasileiros estão tendo oportunidade de comprar o seu próprio carro. É sinal que a renda da população está melhorando e o país continua crescendo. Comprar seu próprio carro significa também ter um transporte para os dias de lazer, para que você possa passear com a sua família. Mas a solução do transporte nas grandes cidades está no investimento no transporte público de qualidade. Sem isso, as cidades se transformam em um caos", concluiu Dilma.

Fonte: Lidernça do PT na Câmara

Leave a Reply