AS FAMOSAS RASTEIRAS DA POLITCA BRASILEIRA

Engolir cru


A desconexão do viés ideológico pelos partidos políticos brasileiros é um fenômeno que abarca, na prática, a grande maioria das agremiações, principalmente as maiores. Esquerdismo, centrismo, direitismo só no papel. No dia-a-dia, a pregação contida nos seus estatutos é completamente ignorada... Os denominados partidos de aluguel, então, estes já nascem de um tronco de olho vesgo que só objetiva o lucro financeiro.

A falta de identificação com uma instituição partidária de propósitos claramente definidos ou a ausência mínima de crença num modelo político pela militância se vê agora no apagar das luzes do prazo eleitoral que estipula a condição para que alguém se filie ou troque de partido... Mais escandalosa ainda é a maneira como são negociados os comandos das siglas municipais pelas respectivas direções estaduais... Por isso, para ser honesta, a análise da movimentação política deve se situar na crueza dos interesses individuais e longe do utópico conceito de coletivo social, o qual é errônea e exaustivamente usado para justificar o fim em si mesmo da necessidade dos partidos políticos... Assim, com raríssima exceção, a grita de quem perdeu o controle deste ou aquele partido é, no geral, derivada da própria frustração do derrotado em não conseguir atingir os objetivos particulares anteriormente traçados... Tal é a regra que aquele que passa a perna no outro ainda se vangloria de ter dado o golpe no que era inclusive parceiro ou adversário. Ou seja, o jogo é para ver quem dá mais rasteira, não importando quem é a figura do atingido.
Agora, pior, depois do prazo legal para mudança partidária ainda continuarão as rasteiras. Há gente que acreditou que passado o dia sete cessariam as rasteiras... Nada disso, estas serão piores porque aí 'nego' não poderá mais trocar de partido, sendo obrigado a engolir cru o que a direção estadual decidir.

Autoritarismo

Particularmente em Camamu, as rasteiras são possíveis porque na sua maioria as legendas locais não passam de comissões provisórias, situação que tornam as direções municipais completamente fragilizadas em relação ao autoritarismo das direções estaduais...


One Response so far.

  1. Tião,

    apenas PT e PCdoB possuem diretórios. Os demais são partidos de aluguel, como você bem citou acima, e que se enfraquecem a cada ano pois não alcançam votações expressivas no momento mais importante para os partidos: as eleições para a Assembléia Legislativa...

Leave a Reply