GANANCIA


Quem já não leu, sem se comover, o episódio evangélico em que Judas, levado pela ganância do dinheiro, vendeu o seu Mestre por trinta moedas? A avidez pelo dinheiro o levou a se esquecer que fora escolhido para ser um dos colaboradores na propagação do reino de Deus e mais tarde ser uma das colunas da Igreja. Diz o Livro Santo que o ganancioso é como a sanguessuga cujo linguajar é MAIS! MAIS!

Ele perde toda a tranqüilidade com o medo de perder os seus bens. Muitas vezes ele e sua família passam necessidade porque o ganancioso não quer diminuir nada do que possui. E então quanto ao próximo necessitado, esse é como se não existisse. E que lhe resta no fim da vida? Um caixão e quatro velas. Nada do que possuía ele leva consigo, antes leva sim todas as mazelas que cometeu por causa da sua ganância. Em geral o ganancioso pensa que é eterno; que ele sempre durará com seus bens e se esforçará por aumentá-los cada vez mais.

O ganancioso para adquirir esses bens e mais ainda não olha os meios. Para ele o princípio que norteia é o de Macchiavel: “o fim justifica os meios”. Muitos ficarão na desgraça, muitos ficarão na miséria, muitos ficarão desesperados. Ao ganancioso nada disso interessa. Ele ganhou e por isso tudo vai bem.

Cometerá injustiças, roubos, dolo, fraude e até, se for preciso, assassinatos, basta que os seus bens aumentem. Como é comovente a parábola do Senhor: O ganancioso manda aumentar seus celeiros para colocar a abundante colheita. Diz à sua alma: “Goza, come, diverte-te, pois estás com muitos bens”. Mas diz o Senhor: “Estulto, nesta noite virão buscar tua alma e para que serviram tantas preocupações acerca desses bens terrenos?” É uma triste realidade.

Sim, devemos trabalhar para nos sustentar e nossa família, mas trabalhar somente para ajuntar mais e mais bens, isto é uma aberração humana. O tempo passa, a morte vem, os bens o ganancioso não vai levar consigo. Só leva as boas obras. Diz uma história russa que quando morre alguém a mulher o acompanha até a porta da casa; os amigos até a sepultura e além da tumba somente as boas obras.


E o ganancioso terá essas boas obras

Leave a Reply