RETRATO DE CANDIDATO

Candidatos a vereador já estão nas ruas à procura de assegurar, por antecipação, a preferência do eleitor. São dezenas a percorrer a cidade e a zona rural de Camamu. Nunca antes na história se viu tanto 'cacique' para tão poucos 'índios' tupiniquins. É o começo da luta para ganhar um lugar ao sol na restritiva roda do poder local.
Principalmente agora que todos têm consciência de que este poderá ser o pleito mais fácil da historiografia política camamuense, já que foi confirmado pelos  vereadores a ampliação para 13 o número de vagas na casa do povo para 2012. De qualquer forma, independentemente de 9 ou 13 lugares, a sanha para chegar à Câmara se tornou uma febre. A condição de vida material e a respectiva influência política ostentada pela vereança nas ultimas décadas instiga a imaginação dos candidatos. Uns mais pelo primeiro status e outros pelo segundo. E parte significativa por ambos... No entanto, no discurso todos se parecem, apesar de uns mais elaborados que outros. Por isso ao povo é complicado separar o joio do trigo, saber quem fala do fundo da alma ou da boca pra fora... Há bons nomes à vista, jovens, profissionais liberais e/ou empresários, lideranças sociais que atuam organicamente, gente que pega na massa. Mas de boas intenções o inferno está cheio. A única maneira de tirar os nove fora é elegendo para ver como o sujeito procede na prática. Para os eleitores a escolha é uma roleta russa, que tanto pode 'salvar' os cidadãos como 'matá-los' de asfixia do engodo.
Porém, há meios de errar menos... Analise a vida pregressa dos candidatos, estude o comportamento deles na comunidade, suas interrelações político-partidárias anteriores ou atuais, como fazem negócios, como agem em família... Observe, enfim, o elemento em seu meio e terá o retrato correto dele.
Ficha Limpa
A propósito, nesta quarta-feira 9, o STF começou julgar a validade da Lei da Ficha Limpa, em definitivo, para que não ocorra o quadro de incerteza da eleição de 2010... mas foi adiada devido ao pedido de vista pelo ministro Joaquim Barbosa.
O que pode
...O ministro-relator Luiz Fux diz que o objetivo seria o de esclarecer a opinião pública com antecedência sobre o pleito de 2012: "A população saberá o que pode e o que não pode fazer, quem poderá se candidatar e quem não poderá se candidatar"...
Inelegibilidade
...Diferentemente de quando, em março passado, o tribunal analisou apenas o aspecto temporal da norma, agora o STF pretende examinar pontos específicos da lei, tal como a possibilidade ou não de um político ser punido com a inelegibilidade antes de uma condenação definitiva na Justiça.

2 Responses so far.

  1. Meu caro Tiãzinho, eis a mais pura verdade. Todos querem chegar ao poder, agora o que farão quando assim chegarem serão outros quinhentos. Concordo que deve-se buscar por essa conquista, mas que fato, o povo seja o alvo e o desenvolvimento a marca pra dá continuidade aos pequenos passos que Camamu está dando. Acredito na força da juventude e das organizações, não as facções que já estão formadas... Tenho medo dessa "visão" porque chega a parecer socialista(não que tenha nada contra a visão socialista, mas dos vigaristas que se apossaram dela esvaziando seu significado primordial) mas de fato, acredito que só votaremos correto quando arregaçarmos as mangas e abrir nossas mentes e partir para as batalhas da discussão de projetos e melhorias, e deixar de lado a politicagem porque essa, todos já estao saturados... Parabéns pela postagem meu querido. Ah... Só não entendi porque ainda não quis conhecer meu blog, ou viu e não gostou? O que houve?...Hehehe... Dai-me esta honra e se tiver algo que não gosta, faça sua crítica inteligentemente que sei que faz e eu melhoro, afinal, blogueiro como esse são poucos... www.joselitootilio.blogspot.com

  2. Quanta briga por um lugar que, ao menos, este bando de porcos imundos sabem para que serve. Sem querer generalizar, mas a maioria quer apenas ganhar dinheiro com a política, e o pior é que antes de entrar eles nem mesmo sabem como fazer.
    Concordo que talvez essa disputa que acontecerá em 2012 será mais acirrada, pois o numero de cadeiras a ser ocupadas na câmara voltará a ser 13, como antes.
    Não precisamos de mais vereadores. Se com 9 nada acontece de positivo, com 13 apenas irá aumentar os gastos no legislativo.
    Maioria dos eleitos não sabe quais são as suas obrigações e quando sabem não as cumprem.
    Pois então... São vários os problemas existentes desde o processo de campanha eleitoral até a execução da função.
    Acredito que esse senário mudaria se existisse uma lei que obrigasse os candidatos às vagas do legislativo municipal a fazer um curso para aprender antes suas obrigações e tal lei permitisse que apenas pessoas com certo gral de escolaridade que, em minha opinião seria, no mínimo, o ensino médio completo, se candidatassem ao cargo para que não aconteça como em nosso município, em que maioria dos vereadores apresenta-se como: "lê e escreve”.

Leave a Reply